Viagem

Obrigado America. Ou aquela viagem que termina sempre com vontade de regressar!

A última semana pelos Estados Unidos termina como tudo começou: a um ritmo frenético. Vamos embora com o sentimento de dever cumprido, porque os nossos vinhos são cada vez mais apreciados. Mas também sabemos que o trabalho nunca está feito, muito mais num mercado em permanente mudança . Por tudo isso, e pela forma como somos recebidos, só há uma solução. Regressar! Obrigado a todos por estes dias fantásticos!

 

Segunda-feira

Newark. O nosso importador americano está sediado nesta cidade do estado de New Jersey, onde, já se sabe, nos sentimos como se estivéssemos em Portugal. É sempre extraordinário o contacto com a nossa comunidade, também um mercado importante, que não podemos descurar. Por aqui, mesmo entre portugueses de 2ª ou 3ª geração, os vinhos nacionais apelam ao sentimento e são o elo de ligação para um país que, apesar de distante, está no coração. Perco-me nas lojas e restaurantes. É sempre um orgulho estar com estes verdadeiros embaixadores do nosso país, que por aqui fizeram a sua vida, e nos recebem sempre com um sorriso e um carinho enorme. Obrigado!

 

Diogo Lopes

 

Terça-feira

Dia dedicado a Manhattan, essa ilha incrível, acompanhado com o nosso vendedor e amigo Imran. A cidade nunca para e quando voltamos há sempre algo de diferente. O ritmo é frenético entre lojas. À hora de jantar contava 14 Kms percorridos a pé – fora o que se andou de metro, que é outra contabilidade. O jantar foi no fantástico Restaurante Tocqville, onde o Bruno Almeida é o Head Sommelier. O Bruno é um português que há muito vive nos US e que tem feito um grande trabalho na divulgação dos vinhos portugueses neste mercado. Para o jantar convidámos alguns dos principais compradores das lojas de Manhattan. Um enorme sucesso!

 

Quarta-feira

Uma espécie de rally paper pelo estado de New Jersey. Vou com o nosso vendedor, Carlos, e corremos uma série de cidades a visitar lojas com as quais temos vindo a estabelecer boas parcerias. O almoço é precisamente com alguns dos compradores dessas lojas, para um “catch up” sobre as novidades da AdegaMãe. Acabo a tarde na Bayway, um dos mais importantes spots, onde estava preparada uma prova para clientes finais. Mais um dia cumprido na “evangelização” dos vinhos de Lisboa nos USA.

 

Diogo Lopes

 

Quinta-feira

E eis que chega o dia dedicado a Brooklyn, bairro da moda em NY, cheio de intensidade e de gente também interessante. Sucedem-se as lojas e wine bars. O dia acaba no Vine, em downtown Brooklyn, com uma apresentação do projeto AdegaMae para cerca de 40 pessoas. Mais um dia em grande!

 

Sexta-feira

Manhã passada nos escritórios do nosso importador, onde faço uma apresentação das novidades para a equipa comercial. Estávamos a um passo da high season das vendas, com o Thanksgiving já à porta e o Natal a chegar entretanto. Há que maximizar esta altura para vender os vinhos mais premium do projecto. Ao final do dia, mais uma prova Meet the Winemaker, em Manhattan, numa das lojas do amigo Patrick.

 

Diogo Lopes

 

Sábado

O voo é ao final do dia e aproveito para dar uma volta por Central Park e visitar alguns dos sitos que gosto da cidade. E lá está, entre cada visita há sempre algo de diferente. É a força da cidade. Que se se renova a um ritmo impressionante. Adoro isso, por exemplo, na gastronomia. Aqui há cozinhas para todo o gosto: grega, peruana, coreana, japonesa, italiana, francesa, brasileira, Argentina, libanesa, etc. E a qualidade é tanta que escolher não é fácil.

 

Fica sempre um sítio para experimentar. Talvez quando regressar, no próximo ano!