Quinta dos Frades
Sempre que passava naquele troço da EN222 – sim, a mais bela estrada do mundo, entre a Régua e o Pinhão – o mais normal era virar-me para o pendura do dia e repetir-me: “Olha para esta propriedade incrível, a Quinta dos Frades. Um património de vinhas velhas brutal, quilómetros junto ao rio, exposições diversas, uma história incrível… uma das grandes quintas do Douro… E um dia fazer vinhos aqui? Um sonho!”
Em 2023, o sonho tornou-se realidade. Conheço bem a Quinta dos Frades, onde o mestre Anselmo está há muitos anos. Acompanhei-o lá muitas vezes, nas suas incursões de trabalho e ficava deliciado com os vinhos que provávamos.
A Quinta dos Frades é, objetivamente, uma das mais importantes e imponentes quintas do Douro. Bem conhecida por todos os durienses, orgulho de quem vive ali na proximidade, é conhecida pelo seu potencial para fazer vinhos grandiosos. A fórmula vencedora é simples e única: um dos mais extensos patrimónios de vinha velha do Douro, com 20 hectares com mais de 100 anos. Existem algumas plantações recentes, mas falhar em vinha nova na Quinta dos Frades é falar em parcelas com 40 anos. Exposição norte, lagares tradicionais de granito, frente de rio… Enfim, uma incrível classificação 100% vinhas de Letra A!
Com o convite da família proprietária para assumir a enologia, em parceria com o Anselmo Mendes, concretiza-se então um sonho antigo, de acompanhar o meu grande mestre e integrar uma equipa e propriedade tão especial. E agora, mãos à obra, porque numa quinta com este percurso a responsabilidade é grande. É de continuar a fazer história.