Diário de um winemaker nos States. I just love America!

Acaba a vindima, chega o Outono e, de há uns anos para cá, chega também aquela altura do ano em que viajo até aos Estados Unidos para passar duas semanas numa incrível viagem pela Costa Leste, numa sequência de provas e apresentações de vinhos da AdegaMãe que, deixem-me lá dizer, são sempre surpreendentes! Pelas histórias, pelas pessoas, pelos amigos… E pela dimensão de um mercado verdadeiramente impressionante!
Temos feito um trabalho muito interessante nos Estados Unidos. Os vinhos AdegaMãe, com este perfil atlântico, fresco e equilibrado, encontraram aqui uma legião de fãs. E o efeito boca-a-boca torna cada regresso sempre diferente. Vejamos. Aterro em Boston segunda-feira às 14h30 e à saída tenho logo o Tony à minha espera, para me levar para Hingham, uma cidade nos arredores, onde vamos ter o primeiro evento da semana.
É o “Meet the winemaker at the Hingham Fruit Center”. Chego e está tudo preparado pela grande equipa do Fruit Center, o Tim, o Richard e a Taryn. Valorizo muito o contacto com os clientes finais porque a opinião de quem bebe, seja o expert ou o consumidor mais ocasional, é para mim crucial. Casa cheia, muitas garrafas abertas e… caixas de vinho a sair! Impressionante. Fico maravilhado com a forma como esta gente aprecia e compra vinho às caixas. “It’s a brave new world!”
A experiência não fica por aqui. Acabamos a prova e seguimos para casa do Tim, o responsável de compras deste grupo que, vejam a minha sorte, fez formação no NY Culinary Institute. Não é que o Tim é igualmente um grande Chef? Sai então um belo jantar, acompanhado com vinhos de diferentes origens: Lanzarote, Chablis, Barolo, Amarone, Rioja. Mais uma pequena viagem no mundo dos vinhos. E isto foi apenas o primeiro dia nos “States”.
Terça-feira
Após visitas a alguns dos principais clientes na zona de Boston, termino o dia num Jantar no Sul de Massachusetts, já perto do Rhode Island. São cerca de 65 pessoas, num evento organizado por uma garrafeira local. Mais uma vez e à boa maneira americana, os participantes podem comprar vinho. Lá vão mais umas caixas a andar.
Quarta-feira
Dia passado em Rhode Island, a visitar clientes na zona costeira. Comem-se ostras como quem come pipocas! Os restaurantes costeiros estão muito vocacionados para esta iguaria, pelo que passamos o dia a fazer combinações entre ostras e os vinhos atlânticos da Adegamãe. Quase sempre o Viosinho é a estrela da companhia. O vinho fica listado em mais uns quantos restaurantes. Sucesso!
À noite, jantar em casa do grande amigo e cliente, Big Bob Russell. Faz já parte da tradição destas viagens! O Bob tem uma lindíssima loja em Providence, com a licença mais antiga do estado para a comercialização de vinhos, bem como uma enorme coleção de referências de todo o mundo. Quando nos juntamos, temos festa garantida. Para tornar o jackpot ainda maior, ele e a sua mulher, Rachel, cozinham muitíssimo bem! Sai lagosta do New England recheada. Divinal. E os vinhos? Incríveis! Ele sabe que eu sou fã dos grandes Cabernet Sauvignon de Napa! Um festival.
Quinta-feira
Noite de Halloween. Pequenos e graúdos andam pelas ruas mascarados, vão trabalhar assim, como se nada fosse. Abóboras por todo o lado e um cheiro a canela que me começa a fazer lembrar o Natal. Passo o dia com clientes em Massachusetts, mas o main event é uma prova de final do dia no centro de Providence, Rhode Island.
É no Bin 312 que sou recebido por mais de 90 pessoas e por ali ficamos a trocar umas impressões sobre vinhos portugueses, com foco nos da AdegaMãe, naturalmente. No final, mais uma vez, é um regalo ver como as caixas dos nossos vinhos desaparecem…
Sexta-feira
Passo a manhã com toda a equipa de vendas do nosso distribuidor local. Aproveitamos para fazer um balanço do ano, analisamos os pontos fortes da marca no mercado, bem como as ameaças. No final do dia vamos até Charlestown, já perto da costa, e aí faço uma masterclass sobre os vinhos da AdegaMãe numa das melhores garrafeiras da zona. Lotação esgotada, um publico muito interessado. Procuro explicar bem o que são os nossos vinhos e creio que a mensagem até passa.
No final são vendidas mais de 40 caixas dos nossos vinhos, com destaque para o Viosinho e o Dory Reserva tinto. Fantástico! “It’s a brave new world”, mesmo! Depois um merecido jantar em Newport, para me deliciar com umas ostras (não podia deixar de ser) e umas cervejas locais. Porque estar sempre a beber vinho também cansa!
Sábado.
Continua o ritmo, sem tempo a perder! É dia de prova e apresentação de vinhos na Portugalia Marketplace, em Fall River. Esta loja é uma espécie de Whole Foods dos produtos portugueses, tudo muito bem escolhido com uma apresentação irrepreensível. Dá gosto visitar ver a paixão da família Benevides por Portugal. É uma autêntica embaixada dos nossos produtos.
A prova é um sucesso e mais uma vez saio profundamente realizado. Ao jantar, mais uma jornada com o grande Big Bob Russell e os seus fantásticos vinhos. Que gosto. Que acolhimento. Que sucesso para os nossos vinhos!
Thank you all! I just love America!!!