Projeto

Herdade de Mujadarem

No coração do Alentejo, junto ao Alvito, uma propriedade cheia de história, com raízes romanas e marcante presença religiosa antiga, lança-se para o futuro em torno de um novo projeto vitivinícola. É assim que nasce a marca Herdade de Mujadarem.

A paixão da família Saramago, pela arte, arquitetura e vinho, desencadeou aqui a plantação de uma vinha, em 2017, e a construção de uma moderna adega que entrou em funcionamento em 2024 – recebendo a primeira colheita precisamente na vindima desse ano!

Ao mesmo tempo que começaram a nascer os primeiros vinhos da Herdade de Mujadarem, a família trabalha o projeto de recuperação do Convento de São Francisco, monumento classificado de interesse público e que é precisamente o símbolo da presença beneditina.

A “villa” de Mugia D’Arem já aparecia referida em documentação manuscrita do ano de 1261, que descrevia então a existência de um povoado no local, com religiosos, um pequeno convento e um eremitério. A origem da herdade é bem anterior, até porque existem vestígios de construção romana, mas será o ano de 1261 que ficará simbolicamente associado à assinatura marca Herdade de Mujdarem, sobretudo pela ligação aos beneditinos.

A propriedade tem cerca de 15 hectares de vinha e todos os recursos de produção, desde a viticultura à adega, foram implementados no sentido de conseguirmos obter vinhos de excelência. Vamos a isso!