Projeto

Herdade do Freixo

É um dos mais recentes e impactantes projetos vitivinícolas nacionais, localizado na sub-região do Redondo, no coração do Alentejo. Surpreendeu desde logo pela arquitetura subterrânea de todo o edifício, onde está a adega, obra do arquiteto Frederico Valsassina, que em 2018 ganhou inclusivamente o prémio Building of the Year da conceituada ArchDaily.

É a Herdade do Freixo. Projeto para o qual tive o convite para assumir a enologia em 2019. Além do extraordinário edifício, ao nível da produção a Herdade Freixo destaca igualmente pontos de enorme interesse. Desde logo, tem a particularidade de surgir no sopé da Serra de Ossa, com vinhas que chegam a estar nos 450m de altitude, enquadrando por um isso um terroir alentejano muito particular.

 

 

Ao mesmo tempo, os solos são um misto de granito e xisto, uma combinação incrível para a produção de grandes vinhos. No total são cerca de 34 hectares de vinha com método de produção em conversão biológica. As vinhas estão entre as mais bonitas que tenho visto, um autêntico jardim no topo do edifício. 

Condições perfeitas para fazer deste projeto um ícone do Alentejo.