Projeto

Herdade Grande

_________________

Aqui há uns anos, era eu aluno no ISA – Instituto Superior de Agronomia, tive a oportunidade de conhecer esse grande agrónomo que é o Eng. António Lança, um verdadeiro senhor dos vinhos e da agricultura alentejana.

 

Na Vidigueira, o Eng. António era uma das referências no sector dos vinhos, primeiro como associado e produtor da Adega Cooperativa, depois quando começou a engarrafar com a sua marca, Herdade Grande, afirmando-se como um grande nome do Alentejo, não apenas pela forma como potenciou a qualidade das castas clássicas (Antão Vaz e Roupeiro, ou Aragonez e Trincadeira…), mas também pela aposta na experimentação e em novas abordagens (Viosinho; Rabigato e Alvarinho; ou Sousão e Tinta Miúda…).

 

Estava eu ainda longe de ter a minha formação acabada quando cheguei a aceitar o seu desafio para representar a Herdade Grande em algumas feiras, incluindo a Prowein. Ora, um dia destes tocou-me o telefone. Era de novo o Eng. António Lança, desta vez com um simples convite para irmos almoçar. E eu lá fui entusiasmadíssimo, porque não há coisa muito melhor do que partilhar uma bela mesa com gente tão enorme, tão rica, tão cativante. Longe de mim pensar que no final do almoço seria o novo enólogo consultor do projeto Herdade Grande.

 

O que dizer! É um orgulho enorme poder entrar nesta casa, um exemplo do que de melhor se procura e se faz na Vidigueira, aliás, ao ponto de já ter alcançado várias distinções (Talha de Ouro) para melhor vinho alentejano. E é um privilégio poder viver esta amizade, partilhando experiências com o Eng. António Lança, um daqueles poços de conhecimento, contador de histórias, que nos delicia e enriquece uma vida.

 

Acredito vivamente que juntos podemos fazer alguns dos melhores vinhos do Alentejo.

Ao trabalho!