Projeto

Vinhos Magma

Vinhos Magma

________________

Isto de chamar Vinhos Magma ao projecto é só a mais recente evolução. No último ano andámos tão entusiasmados com os vinhos que (re)nascem nas curraletas dos Biscoitos, ali no lado Norte da Ilha Terceira, nos Açores, que nem tínhamos percebido que criámos uma marca, imposta da forma mais simples e natural: Vinhos Magma. É que se trata disso mesmo, vinhos nascido no magma.

A história vem lá detrás. Um dia, em 2009, meti-me num avião para ir ter com o meu amigo Costa, à Terceira. Ele falava-me de umas vinhas nas Freguesia dos Biscoitos, plantadas em pedras vulcânicas, praticamente em cima do mar. O Verdelho teria ali um potencial extraordinário, com uma expressão atlântica diferenciadora, com tudo para se impor no mercado e trazer valor para adega cooperativa e para os produtores locais.

 

Diogowinemaker Açores Biscoitos

Diogowinemaker Açores Biscoitos

 

Quando lá cheguei fiquei arrebatado. As vinhas plantadas entre os muros de pedra vulcânica – as tais curraletas – e a atenção que cada produtor coloca na viticultura, ora para abrigar a vinha, ora para expô-la à maturação, surgiram-me desde logo como qualquer coisa de heroico. Depois provei o Verdelho e peguei no telefone. “Mestre Anselmo, você tem que cá vir!”.

Do entusiasmo partilhado com o Anselmo Mendes, nasceu a ideia de estabelecermos com a Adega Cooperativa dos Biscoitos um primeiro acordo, para se acompanhar a enologia e começar a engarrafar aquele vinho tão especial. E assim foi, com grande sucesso. O projeto esbarrou nos problemas financeiros existentes, mas foi recuperada agora. Eu e o Anselmo propusemos novo acordo, em que assumimos a gestão da adega e a compra das uvas aos produtores, a um preço definido 1,5 euros/kg.

 

Diogowinemaker Açores Biscoitos

Diogowinemaker Açores Biscoitos

 

O objectivo é que todos se sintam motivados a produzir e replantar as vinhas que entretanto se perderam. Entre os cerca de 20 hectares desta preciosidade da Denominação de Origem Controlada dos Biscoitos, só uns 4 estão em produção. Estamos confiantes em fazer recuperar os Biscoitos. Depois do novo acordo, os novos vinhos nascidos da vindima de 2015, já chegaram ao mercado e desapareceram num ápice. Houvesse mais. E vai haver. Vinhos Magma!